terça-feira, 1 de setembro de 2009

Nadadores contra a correnteza da falta de patrocínio

O atleta Daniel Grimm é um dos destaques da natação em Mato Grosso do Sul, pois, devido aos excelentes resultados obtidos, foi convocado para compor a Seleção Brasileira de Natação. Ele faz parte da Associação de Pais e Amigos da Natação (Apan), de São Gabriel do Oeste e, atualmente, está nos Estados Unidos, treinando para melhorar ainda mais seu desempenho.
O maior obstáculo, o que não é novidade, é a falta de patrocínio. Apenas os clubes, pais e as escolas dividem as despesas com os atletas nas competições. Isso faz com que os nadadores migrem para outros estados, atrás de patrocínio.
“Para minimizar as despesas, fazemos projetos para participação em campeonatos e em circuitos, que são encaminhados à federação, e ela repassa para aprovação, às comissões gestoras do FAE - Fundo de Apoio ao Esporte (administrado pela Fundação Municipal de Esporte) e FIE – Fundo de Investimentos Esportivos (administrado pela Fundesporte). As despesas, também, são divididas entre a escola e os pais dos atletas. Fazemos promoções para arrecadar fundos. O Colégio Dom Bosco arca com as despesas mensais do clube escolar, oferece espaço físico para os treinamentos e um desconto na mensalidade do atleta”, conta Durval Barbosa da Silva Filho, técnico de natação do clube escolar colégio Dom Bosco.
A Fundesporte – Fundação de Desporto e Lazer do Mato Grosso do Sul tem como principais objetivos a implementação de ações voltadas para o desenvolvimento esportivo. "A Fundesporte promove os Jogos Escolares, Jogos da Juventude, Jogos Universitários e os Jogos Abertos de MS. Além de repassar para as Federações verbas para os projetos aprovados pelo FIE. Havia um Programa de Incentivo ao Atleta, que repassava verbas ao próprio atleta, mas, devido à contenção de despesa, foi cancelado”, explica Paulo Mansano, Gerente de Projetos da Fundesporte.
A treinadora da Funlec – Fundação Lowtons de Educação e Cultura, Colégio Oswlado Tognini, Ana Clara Higa, conta que “a escola arca com as taxas da Federação, oferece os espaço e treinadores, mas que as demais despesas correm por conta dos pais, desde as inscrições nos campeonatos e torneios, até viagens e alojamento”. Diz ainda “encaminhamos projetos de três alunos para o FAE - Fundo de Apoio ao Esporte (administrado pela Fundação Municipal de Esporte), e para a aprovação dos projetos, o fundo tem regras. Entre elas, que os atletas precisam ter resultados expressivos obtidos em competições internacionais, nacionais, regionais (Centro-Oeste) e Estaduais”.
O presidente da Federação de Desportos Aquáticos de Mato Grosso do Sul (Fedams), Jéfferson dos Santos Borges, afirma que “a natação ser um esporte caro, considerado de ‘elite’, e que o governo do estado e a prefeitura têm projetos que ajudam em parte nas despesas”.
Mas, esses projetos ainda não são suficientes. Cerca de 90% dos melhores atletas do Brasil encontram-se no estado de São Paulo. A maioria deles se origina de outros estados, e isso acontece devido à carência de patrocínio.
“Nós incentivamos os atletas, aumentando o número de competições. Este ano, serão realizadas 26 competições entre os meses de março e dezembro. Contribuímos também, com fisioterapeutas, para eles.” diz Jéfferson dos Santos Borges, presidente da Fedams.
Cássio Perez, que é atleta e técnico do Rádio Clube, reafirmou o que disse o presidente da FEDAMS. Para Cássio, “a maioria dos atletas que ganhavam dinheiro, era porque nadavam representando clubes de fora, que davam salário, ou tinham ajuda de projeto do governo. Poucos ganham de empresas. Os atletas daqui já nadaram por vários clubes de fora. Sei de alguns, a Carol Muniz, por exemplo, que foi para o Pan em Santo Domingo e Winnipeg. A Meline foi à África do Sul. A Elizana Nayara e a Fernanda foram para o Chipre”.
A natação, assim como qualquer outro esporte, traz benefícios que vão além de um simples lazer. É por meio do esporte que muitas pessoas conquistam amizades, formam caráter e aprendem a ter disciplina. Tudo isso porque elas crescem batalhando por seus objetivos e se sentindo constantemente desafiadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário